sexta-feira, 16 de maio de 2014

Angulação

A angulação está presente sempre na vida de um jornalista, já que é o enfoque que o pauteiro, editor ou repórter dá a uma certa notícia, essa angulação vai variar de acordo com vários itens, como: A linha editorial do jornal, o público destinado, de que maneira quer atrair o leitor/espectador, entre outros.

Ela encontra-se divida em níveis de comunicação, que podem ser: de massa, grupal ou pessoal.

Angulação de massa é voltada para o interesse coletivo, sobrepondo-se ao do grupo. É uma angulação voltada para o gosto médio, influenciando o próprio conteúdo da matéria. As matérias com angulação exótica, pitoresca ou de apelo emocional~, são voltadas para esse público.
Um exemplo pode ser uma matéria que com uma imagem procura emocionar o público ou chamar a atenção.

Angulação grupal É voltada para um público alvo, seu estilo e formato são produzidos com essa intenção. É muitas vezes sutil, no entanto sempre  voltada para o grupo que é destinado, encontra-se muito presente nos editoriais e artigos assinados.
Um jornal, revista, site que possui uma linha editorial voltada para direita  produzirá o que for interessante para a direita.

Angulação pessoal É baseada, principalmente, na visão do repórter, com um estilo e formato próprio dele, onde ele possui mais liberdade.
É mais comuns em blogs tidos com independentes.

pauta é a principal condutora da angulação e encontra-se ligada ao gênero jornalístico que é utilizado por aquele determinado meio de comunicação.

A edição é uma outra forma muito utilizada de para dar angulação à matéria, onde o editor determina qual o enfoque deve ser dado para que a matéria atinja o público necessário e que seja de acordo com a linha editorial do veículo de comunicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário