sexta-feira, 16 de maio de 2014

8 itens importantíssimos a serem respeitados para ter um bom texto

Aqui seguirão oito importantes tópicos que devem ser respeitados para que seu texto fique realmente bom, são eles:

Redundância- É a repetição da informação, possui caráter positivo quando se trata da informação, o sujeito só compreende uma informação nova por vez, ou seja, é necessário que haja redundância na informação para que ela seja compreendida..

Exemplo: Carlos (informação conhecida, redundante) comprou uma passagem para Londres (informação nova).

Motivação- O emissor é motivado por alguma coisa a se comunicar com o receptor.

Exemplo: João(emissor) falou com Antônio(receptor), pois estava se sentido incomodado com determinadas atitudes dele(motivação).

Entropia definida como uma forma de medir a quantidade de informação, neste caso, a entropia é a medida do grau de desorganização em uma informação.

Exemplo: Quando Kelly estava indo, encontrou Mateus na volta.

Informatividade- Pode ser definida como a capacidade que o emissor tem em defender um ponto de vista, o conhecendo bem, sendo capaz de argumentar sobre ele. A palavra-chave deste termo é justamente a informação que o emissor possui e que pretende passar ao seu receptor.


Exemplo:
 Casos de leptospirose aumentam com enchentes no Norte
Aumentou em 23%, nos meses de janeiro à março, os casos de Leptospirose nos estados do Acre, Amazônia e Rondônia, devido as enchentes que vem afetando estes estados. A vigilância sanitária adverte que os moradores façam o possível para não entrarem em contato com a água das enchentes que muitas vezes encontra-se contaminada. 

Coesão- É a conexão que deixa um texto harmônico, ela é responsável pela harmonia que há de uma frase ou parágrafo a outro, dando continuidade, fazendo com que o texto seja mais "fácil" de ler.

Exemplo: São Paulo encontra-se em crise com relação ao abastecimento de água que é feito pelo Sistema Cantareira. A terra da garoa torce para que chova o suficiente para que seja possível armazenar água em tal sistema.

Coerência- A coerência é a relação lógica entre as ideias de um texto, fazendo com que não haja contradição, a coerência que é responsável por encaixar as peças que formam o texto. Incluindo fatores, como: conhecimento prévio e intertextualidade, principalmente. 

Exemplo¹- Não havia estudado para prova, logo tirou a nota mais alta da classe.
No Exemplo acima podemos notar a incoerência da frase, pois o segundo período contradiz o primeiro.

Exemplo ²-  As pessoas da Etiópia passam fome devido e à desigualdade e pobreza de seu país.
Já este exemplo mostra-se coerente, pois une os dois períodos.

Situacionalidade- Diz respeito aos elementos que tornam o texto relevante para o receptor, todo texto deve ser destinada  a um certo contexto.

Exemplo: Em um Jornal popular...
Ora, meu Caro patriarca! Não procrastines a fatídica notícia que deve ser dada
No caso acima, percebemos que se este é um jornal local deve conter termos que sejam da língua coloquial, falada, o que não foi feito no caso.

Aceitabilidade- Está ligada ao receptor compreender e aceitar todo o significado que contém no texto.

Exemplo: No inverno Suíço podemos presenciar pessoas com muitas vestimentas de frio.
O exemplo acima é aceitável, pois possui coerência e permite que o receptor compreenda o significado do texto





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